america bandeira.png
Walter Nisa-Castro-Neto

Formado em Ciências Biológicas e mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2001. Concluiu o Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) da Universidade Luterana do Brasil em 2015.

Atualmente, é CEO da PRÓ-SQUALUS e coordena o PROJETO CARCHARIAS desde 2000 no Passo de Torres (SC) junto à Comunidade Pesqueira. Durante os anos de atuação com a PRÓ-SQUALUS - PROJETO CARCHARIAS desenvolveu distintos programas comunitários de Educação Ambiental e Saúde e Qualidade de Vida,

Durante os anos de atuação com a PRÓ-SQUALUS - PROJETO CARCHARIAS desenvolveu distintos programas comunitários de Educação Ambiental e Saúde e Qualidade de Vida, além dos programas de Pesquisa Biológica, com a Comunidade de Passo de Torres e com escolares de Torres (RS).

lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png
Luiz Ferrúa Farias de Oliveira

Formado em Ciência Biológicas em 2007 pela PUC/RS, tornou-se pesquisador do Centro de ciências do Mar - CCMAR na Universidade do Algarve em Portugal.

 

Ao retornar para o Brasil conclui a Pós-graduação em Engenharia do Controle da Poluição Ambiental pela UNISUL/SC.

 

Em 2017 graduou-se em Direito pelo CESUSC/SC, voltado às causas ambientais.

 

É membro da PRÓ-SQUALUS desde 2004, como estagiário, onde sempre esteve envolvido com a pesquisa biológica, Educação Ambiental e os aspectos legais do Direito do Mar e suas questões em relação à pesca de Elasmobrânquios. Seus principais interesses estão direcionados a Biologia dos Elasmobrânquios e os problemas legais sobre à pesca destes organismos. Atualmente, é Coordenador da Seção Biológica, atua com pesquisador e como consultor nas questões jurídicas da Organização.

lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png
Juzenilda Gomes Figuerêdo

Bacharel em Recursos Ambientais do Curso de Biologia. Mestre em Geologia Costeira da Universidade Federal da Bahia.

 

Atualmente, desenvolve suas pesquisas em parceria com a PRÓ-SQUALUS, com Etnobiologia dos Elasmobrânquios e fauna acompanhante capturados na costa Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo pela pesca artesanal da região.

 

Professora Assistente da universidade do Estado da Bahia UNEB. Conselheira dos Parques Nacionais do Descobrimento, Marinho de Abrolhos e Monte Pascoal e Conselheira da APA Ponta das Baleias Abrolhos.

icon-45.png
lattes33.png
linkedin logo.png

NOSSOS

COORDENADORES

Líderes do processo de governança da PRÓ-SQUALUS, Aprovam as estratégias, endossam os valores e os objetivos sociais, e, empenham-se pelo cumprimento da Missão da Organização.

Posicione o mouse sobre as fotos e saiba mais sobre cada coordenador.

Graduação em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (1997), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), e Doutora em Ciência da Saúde: Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia; Programa de Doutorado Sanduíche na The University of Texas at Austin - Cardiovascular Aging Research Laboratory (2018).

Participa da PRÓ-SQUALUS desde 2007 na organização e elaboração das ações de Saúde e Qualidade de Vida relacionadas aos pescadores e suas famílias. No PROJETO CARCHARIAS, passou a Coordenar a Sessão de Saúde e Qualidade de Vida desde 2008 com os Projetos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho de Pesca (DOTPes) e Fatores de Risco para Doença Arterial Coronariana (FRiDA).

Marinei Lopes Pedralli
lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É consultor ambiental desde 2000 com experiência em laudos, pareceres perícias e acompanhamento/execução de projetos na área de mineração, áreas degradadas, parcelamento de solo, planos ambientais e obras em geral, perícias, licenciamento ambiental e EIA/RIMA. Sócia fundadora da PRÓ-SQUALUS, atuando como pesquisadora e secretária geral. 


Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, possui experiência na elaboração de Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos Estaduais, Municipais e Regionais, tendo participado como especialista em RSU no Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul, Plano Regional de RSU do Paraná, e planos municipais de Minas Gerais São Paulo e Rio Grande do Sul.

Participou como pesquisador para projetos na área de saneamento financiados pelo BID, BDMG e IFCI, resultando em publicações.

Melissa Kaori Izawa
icon-45.png
lattes33.png
linkedin logo.png

NOSSA EQUIPE

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. 

Posicione o mouse sobre as fotos e saiba mais sobre cada membro.

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), em 1989. Analista Ambiental do Instituto Bras. do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis desde 2003, lotado na Superintendência - SUPES do IBAMA no Rio Grande do Sul. Presidente do CRMV - Paraíba entre 2010 e 2011. Mestre em  Ciências Veterinárias pela UFRGS (2019).

 

Chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres da SUPES / IBAMA na Paraíba entre 2005 e 2011 e da SUPES / IBAMA no Rio Grande do Sul desde 2011. Superintendente substituto do Ibama no Rio Grande do Sul.

 

Possui experiência em Clínica Veterinária, Gestão de Sistemas de Inspeção Animal, Gestão Ambiental e Medicina da Conservação. Mestrando em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Atualmente, desenvolve suas pesquisas em parceria com a PRÓ-SQUALUS, através do PROGRAMA LINHA DE PRAIA, PROGRAMA DRAKKAR, PROJETO MOBY DICK desenvolvimento de diversas ações relacionadas à Conservação da Fauna Marinha no litoral e costa do Rio Grande do Sul.

icon-45.png
lattes33.png
linkedin logo.png

Formado em Oceanografia e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (Universidade do Vale do Itajaí). Atualmente é professor da mesma universidade orientando alunos de Oceanografia, Biologia e Eng. de Produção.

 

Atua nas linhas de pesquisa de bio-ecologia de elasmobrânquios, ecologia de peixes marinhos e estuarinos, biologia pesqueira, pesca artesanal e industrial marinha e avaliação de impactos ambientais.

 

Atualmente, desenvolve suas pesquisas em parceria com a PRÓ-SQUALUS, através do PROJETO CARCHARIAS, VIAGEM AO FUNDO DO MAR E ELASMOBRÂNQUIOS BAIANOS desenvolvimento de diversas ações relacionadas à Conservação da Fauna Marinha no litoral e costa do Rio Grande do Sul.

icon-45.png
lattes33.png
linkedin logo.png
linkedin logo.png
lattes33.png
icon-45.png

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Gestão Ambiental pelo Fundação Universitária Iberoamericana (2011).

 

Atualmente é Analista Ambiental do Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Tem experiência na área de Biologia Geral

 

Atualmente, desenvolve suas pesquisas em parceria com a PRÓ-SQUALUS, através do PROGRAMA LINHA DE PRAIA e na seção de Educação Ambiental do PROJETO CARCHARIAS desenvolvimento de diversas ações relacionadas à Conservação da Fauna Marinha no litoral e costa do Rio Grande do Sul.

Gabriel Leandro Gomes

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / CAMPUS X (2018). Desenvolve pesquisas na área da morfologia com ênfase em mamíferos marinhos, assim como interesse nas atividades do Programa de Resgate e reabilitação de Mamíferos Marinhos. Possui certificação como mergulhador autônomo Open Water Dive - PADI.

Tem também como produção a composição de Ilustrações científicas através de meios gráficos, manuais e digitais além de atividades visando a confecção de materiais didáticos-pedagógicos que exploram o uso de sons, imagens 2D, 3D e tecnologias assistivas para o ensino de Ciências e Biologia.

É pesquisador colaborador nas pesquisas voltadas a conservação da fauna marinha, e coordenador do Projeto Pontoporia - Morfologia de Toninha como Ferramenta de Diferenciação entre Populações: Subsídios & Propostas para a Conservação.

icon-45.png
lattes33.png
linkedin logo.png
behance.png
instagram logo.png

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / CAMPUS X (2018). Desenvolve pesquisas na área da Ecologia e Etnobiologia com ênfase em Crustáceos.

 

Atua como monitora voluntária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na RESEX de Cassurubá, em Caravelas, Extremo Sul da Bahia, desenvolvendo atividades de educação ambiental para com as comunidades tradicionais da região.

 

É pesquisadora colaboradora nas pesquisas voltadas a conservação da fauna marinha da Organização para a Pesquisa e a Conservação de Esqualos no Brasil - PRÓ-SQUALUS. 

 

É Coordenadora do Projeto Guaiamum - Interlocução entre os Saberes Tradicionais e a captura de Guaiamum em prol da Conservação do bioma Manguezal. 

Jamaira Conceição da Silva
lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png
Patrícia de Freitas Salla

Graduada em Medicina Veterinária (1993), Especialista em Toxicologia (1997) e Saúde
Pública (2002); Mestrado e Doutora em Biologia Celular e Molecular pelo PPGBio (2014 e 2020).
Atualmente é professora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP). É
membro do Colegiado de Curso da Medicina Veterinária e da Comissão de Estágios;
Responsável pelo: Laboratório de Reprodução Animal da URCAMP/Bagé/RS; Grupo
denominado "Núcleo de Pesquisa e extensão do Laboratório de Reprodução
Animal" da URCAMP/Bagé; GEAS do Pampa; e, GEMA do Pampa.
É membro da PRÓ-SQUALUS desde 2014, como Pesquisadora no Projeto Linha de
Praia, onde está envolvida com a pesquisa biológica de aves marinhas.

linkedin logo.png
icon-45.png
lattes33.png

Líder comunitária na Comunidade dos Pescadores do Passo de Torres (SC). Atuante nas ações de reconhecimento do pescador como ator na sociedade contemporânea, desenvolvedora de ações de empoderamento das esposas dos pescadores como contribuintes no desenvolvimento da família e atuação enquanto os pescadores (esposos) estão em alto-mar.

 

Secretária Municipal da janeiro de ano 2013 a dezembro de 2016.

 

Juntamente com o PROJETO CARCHARIAS idealizou, desenvolveu e colocou em prática o PROJETO OS TUBAFINHOS, projeto que estabeleceu a relação entre a Educação Ambiental com os filhos dos pescadores, a partir da visão destes, aliado à prática de esporte aquático (Surf), que teve como objetivo aproximar as crianças do ambiente de onde sua família pratica suas atividades laborais e é o ambiente a ser preservado.

 

Atualmente, desenvolve suas pesquisas em parceria com a PRÓ-SQUALUS, através do PROJETO OS TUBAFINHOS e na seção de Educação Ambiental do PROJETO CARCHARIAS desenvolvimento de diversas ações relacionadas à Conservação da Fauna Marinha no litoral e costa do Rio Grande do Sul.

Ana Lúcia Clos Carvalho Joaquim
lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png
linkedin logo.png
icon-45.png
lattes33.png
Lucas Teixeira Carletti

Desenvolvedor de Software e arquiteto de Soluções e especialista nos Sistemas de Gerenciamento utilizados pela PRÓ-SQUALUS.

 

Atualmente, desenvolve suas atividades em TI em parceria com a PRÓ-SQUALUS, no desenvolvimento das plataformas do PROJETO DRAKKAR E SISTEMA GLOCK que reunirão todos os bancos de dados do PROJETO CARCHARAS E LINHA DE PRAIA desenvolvimento de diversas ações relacionadas à Conservação da Fauna Marinha no litoral e costa do Rio Grande do Sul.

NOSSOS

ESTAGIÁRIOS

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. 

Posicione o mouse sobre as fotos e saiba mais sobre cada Estagiário.

Larissa Coutinho Luz Pinto

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus X. Atualmente professora e coordenadora do Fundamental I, II e Teen Coaching, na empresa Centro Integral de Apoio Estudantil - CIAE.

 

Desenvolvo um projeto junto com à PRÓ-SQUALUS cujo nome é ELASMOBRÂNQUIOS BAIANOS: Filogeografia dos Elasmobranchii do Extremo Sul da Bahia Aliado às Perspectivas para a Conservação para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros. Atuando com mais ênfase na identificação das populações de elasmobrânquios através dos genes no DNA mitocondrial.

lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png
Gabriele da Silva Rezende

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / CAMPUS X. Atualmente estagiária da PRÓ-SQUALUS com o projeto ELASMOBRÂNQUIOS BAIANOS: Filogeografia dos Elasmobranchii do Extremo Sul da Bahia Aliado às Perspectivas para a Conservação para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros., desenvolvendo pesquisas na área de Etnobiologia com ênfase na Ictiofauna acompanhante dos Elasmobrânquios e Arraias no Litoral Sul da Bahia.  Com o enfoque relacionado à pesquisa de tubarão-touro (Carcharhinus leucas) no Sul da Bahia.

lattes33.png
icon-45.png
linkedin logo.png

Graduando de Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil polo de Canoas (RS). Atuante como Voluntário no Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil.

 

Atualmente, desenvolve suas pesquisas com a PRÓ-SQUALUS e com o IBAMA/CETAS RS, no PROJETO CARCHARAS E LINHA DE PRAIA desenvolvimento de diversas ações relacionadas à Conservação da Fauna Marinha no litoral e costa do Rio Grande do Sul e a Medicina da Conservação. Sua ênfase de atuação nos distintos projetos está realcionada à morfologia e patologias da toninha (Pontoporia blainvillei) em sua área de ocoorência na América do Sul.

Carlos André Almeida de Vargas
lattes33.png
linkedin logo.png
icon-45.png

Técnico em Química pela Instituição Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul - CETEPES. Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Campus X. Monitor do Laboratório de Ecologia e Recuperação Ambiental (LECORAM).

Atualmente é estagiário da PRÓ-SQUALUS com o projeto ELASMOBRÂNQUIOS BAIANOS: Filogeografia dos Eslasmobranchii do Extremo Sul da Bahia Aliado às Perspectivas para a Conservação para o Uso Sustentavel dos Recursos Pesqueiros. Desenovolve pesquisas relacionadas à Etnobiologia, mais especificamente relacionadas à pesca de elasmobrânquios.

Yago Lopes da Costa
icon-45.png
linkedin logo.png
lattes33.png