top of page
america bandeira.png

A criação do PROJETO CARCHARIAS é o ponto convergente na busca do entendimento a respeito dos processos de conservação marinha estão diretamente relacionados com as angústias da Comunidade de Pescadores do Passo de Torres e, secundariamente, das demais que atuam na pesca de elasmobrânquios. Historicamente, a pesca da mangona (Carcharias taurus) no Sul do Brasil, entre 1988 e 1989, na cidade de Imbé (RS). A espécie se torna o símbolo da extensa e complexa biodiversidade existente no Sul do Brasil para a PRÓ-SQUALUS.

 

A Biodiversidade no Sul é resultante de uma série de processos geológico-oceanográficos que proporcionaram fatores abióticos que suportam a exuberante diversidade da região. E, consequentemente, a alta biodiversidade, direcionou as frotas pesqueiras oriundas do Sudeste e Sul do Brasil a implementar e aumentar seus esforções nas águas do RS durante os anos 80 até o final dos 90 para espécies de elasmobrânquios até regulamentações serem sancionadas para a sua conservação.

Historicamente foram desenvolvidas diversas ações para os pescadores e, mais recentemente para os seus filhos, um projeto especialmente construído o Projeto Oceanus.

A primeira ação para os pescadores foi sugestão do Presidente da Colônia, em função do exame PEP da Marinha do Brasil, foi colocada em prática em 2004. Seriam constituídas aulas de todas as disciplinas presentes no conteúdo do Ensino Fundamental e Médio para os pescadores.

Foram criadas aulas inseridas no contexto e realidade das pescarias e professores voluntários do Projeto Carcharias vinham dar as aulas na Colônia Z-18.

J1VAto.jpg

Legenda

A Saúde e Qualidade de Vida dos pescadores de alto-mar é de fundamental importância na preservação dos organismos marinhos. Atualmente, os mesmos enfrentam jornadas de trabalho extremamente complexas.

Dentre as atividades que desempenham ao longo das pescarias estão a condução e manobras da embarcação, desmalhe do pescado, limpeza do pescado, armazenamento do pescado entre outras atividades que fazem parte do dia-a-dia nas pescarias em alto-mar.

J1VAto.jpg

Legenda

bottom of page