america bandeira.png

A Pesquisa Biológica promoveu diversas pesquisas, trabalhos e motivaram patrocinadores, como os Barcos Marina.

 

Estas pesquisas ocorrem desde o ano 2000 e são mais antigas em virtude dos pesquisadores que estavam vinculados desde o início da parceria, como o Biol. Luiz Ferrúa de Oliveira.

 

A motivação inicial foi e é a formação de um banco de dados sobre a mangona (Carcharias taurus) que motivou o nome do Projeto, Projeto Carcharias.

A identificação dos estoques de tubarões que são alvo da pesca, a identificação das diversas espécies de tubarões que seus estoques estão ameaçados.

Legenda

Historicamente foram desenvolvidas diversas ações para os pescadores e, mais recentemente para os seus filhos, um projeto especialmente construído o Projeto Oceanus.

A primeira ação para os pescadores foi sugestão do Presidente da Colônia, em função do exame PEP da Marinha do Brasil, foi colocada em prática em 2004. Seriam constituídas aulas de todas as disciplinas presentes no conteúdo do Ensino Fundamental e Médio para os pescadores.

Foram criadas aulas inseridas no contexto e realidade das pescarias e professores voluntários do Projeto Carcharias vinham dar as aulas na Colônia Z-18.

Legenda

A Saúde e Qualidade de Vida dos pescadores de alto-mar é de fundamental importância na preservação dos organismos marinhos. Atualmente, os mesmos enfrentam jornadas de trabalho extremamente complexas.

Dentre as atividades que desempenham ao longo das pescarias estão a condução e manobras da embarcação, desmalhe do pescado, limpeza do pescado, armazenamento do pescado entre outras atividades que fazem parte do dia-a-dia nas pescarias em alto-mar.

Legenda

Copyright 2000 © PRÓ.SQUALUS.