NOSSA HISTÓRIA

ORGANIZAÇÃO PARA A PESQUISA E A CONSERVAÇÃO DE ESQUALOS NO BRASIL - PRÓ.SQUALUS

            A PRÓ-SQUALUS é uma Organização Não Governamental denominada ORGANIZAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DE ESQUALOS NO BRASIL que está sediada em Torres (Rio Grande do Sul - RS) e sua fundação é de 5 de junho de 2000. Está estrutura jurídica foi constituída para gerencias e subsidiar o PROJETO CARCHARIAS que atua com as comunidades pesqueiras desde 1988, mais especificamente na cidade costeira de Imbé (RS).

Naquele período a pesca da mangona já estava em declínio, era minimamente suficiente para manter o comércio local e para exportar para outras cidades próximas. Posteriormente, entre os anos de 1994 até 1998 a atuação da PRÓ-SQUALUS na cidade de Itajaí (Santa Catarina - SC) e, alguns municípios costeiros de Santa Catarina que realizavam a pesca de elasmobrânquios no sul do Brasil.

Desde sua formação e fundação, a missão da Organização está centrada no desenvolvimento de pesquisas com elasmobrânquios, estas relacionadas à pesca, pesquisa e conservação e sempre considerando a qualidade de vida da comunidade que utiliza este recurso natural. A origem da PRÓ-SQUALUS mistura-se com a do PROJETO CARCHARIAS, pois durante o final dos anos 80 em Imbé até sua migração para Itajaí, a PRÓ-SQUALUS é o embrião que suportará todas as ações do PROJETO CARCHARIAS e incorpora a missão central de pesquisa e sustentabilidade que a PRÓ-SQUALUS almeja.

america bandeira.png

Copyright 2000 © PRÓ.SQUALUS.